10 de dez. de 2009

A origem dos aniversários


A origem exata da comemoração do aniversário é incerta, o que sabemos são fruto de conjecturas baseadas em fatos históricos: No antigo Egito os egípcios comemoravam os aniversários apenas dos faraós. Os gregos apenas de seus deuses. Já os romanos comemoravam apenas a data do aniversário do imperador, seus familiares e senadores. Foram encontrados túmulos de romanos com o número de anos, meses e dias do falecido e chamavam a data da comemoração do aniversário de dies sollemnis natalis. Segundo o dicionário Aurélio, aniversário do latim lat anniversariu: 1 Que evoca a lembrança de um fato ocorrido em igual dia, um ou vários anos antes: Festa aniversária. sm 2 Dia em que se completa o tempo de um ou mais anos de um acontecimento. 3 Comemoração da volta anual de uma data em que se deu certo acontecimento. A. natalício: dia correspondente àquele em que nascemos. A comemoração da data de aniversário até hoje é um costume ocidental. A data exata como comemoramos atualmente um aniversário (com bolo de aniversário, presentes e parabéns a você!) é quase impossível sabermos. No começo do cristianismo, a celebração do aniversário era considerado costume pagão. Foi somente após o século IV quando a igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo que o hábito ressurgiu.



A Origem do Bolo de Aniversário


A celebração com doces de uma data importante, provavelmente teve sua origem na antiguidade nos cultos aos deuses. O bolo de aniversário pode ter sua origem na Grécia antiga, numa oferenda feita de pão e mel de formato redondo como a lua, enviado dia 6 de cada mês ao templo em homenagem a deusa Artemis, deusa da caça e matrona da fertilidade, que ficava em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia. Há historiadores que dizem que não, o precursor do bolo de aniversário surgiu na Alemanha medieval, onde era preparado uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal. Depois esse pão doce foi adaptado para se comemorar o aniversário de crianças.


A Origem do Presente de Aniversário


O costume de presentear o aniversariante, provavelmente vem de antigos costumes religiosos onde os presentes, na verdade, eram oferendas dadas aos deuses para proteger o aniversariante dos demônios e pedir por segurança para o próximo ano. O próprio bolo de aniversário não deixa de ser um presente.



A Origem da Vela de Aniversário


Os gregos e romanos acreditavam que cada indivíduo possuía um espírito protetor vinculado a um deus que desde o seu nascimento, vigiava e cuidava dele. Na época do aniversário, acreditava-se que a pessoa estava mais perto do mundo espiritual e o ascender das velas era um ritual que levava, através da fumaça, as preces de proteção ao espírito protetor. O bolo de pão e mel ofertado a deusa Artemis na antiga Grécia vinha acompanhado de uma vela acesa que significava a luz do luar, já que o precursor do bolo de aniversário simbolizava a própria lua. Na Idade Média,os camponeses alemães acordavam seus filhos com um bolo de aniversário para que apagassem as velinhas ao acordarem. Sempre havia uma vela a mais que o número do aniversário, sinal de luz da vida.
As saudações natalícias e os votos de felicidades são parte intrínseca desde dia da festa... Originalmente, a idéia enraizava-se na magia... As saudações natalícias têm poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa nesse dia está mais perto do mundo espiritual. Não é uma prática bíblica.




Síntese:

A origem do aniversário: Os vários costumes de celebração de aniversário natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas- nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro... Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos... Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de [Ártemis]... As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender pedidos ...Velas acesas e fogos sacrificiais têm um significado místico especial desde que o homem começou a erigir altares para seus deuses. As velas são assim uma honra e um tributo a criança aniversariante e trazem boa sorte.




Curiosidade:
O termo : Rá-tim-bum, muito comumente usado nas celebrações de aniversários tem sua origem na magia, onde evocava-se um espírito, chamando-o pelas referidas palavras. O "bum" significa a chegada e manifestação do espírito.
Rá-tim-bum é uma palavra mágica utilizada pelos magos persas na Idade Média. Em rituais satânicos, ela era pronunciada assim e ao contrário fazendo o mestre dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem as proclamou. Seu significado: eu te amaldiçôo.




"O meu povo perece por falta de conhecimento" (Oséias 4:6).

0 comentários: