5 de nov. de 2008

O tamanho do vilão determina o tamanho do herói

"Sem Golias, Davi seria apenas um jovem comum"


As vezes nos desesperamos quando estamos frente a uma batalha. Paramos para refletir e quase sempre chegamos à conclusão que não teríamos a menor chance de vencê-la. Afinal seu tamanho soma-se mil vezes ao nosso. Nossa mente se cansa, nosso coração não reage, o fôlego falta, o corpo cansa. Mas não é verdade que Deus não dá cargas maiores do que podemos carregar? De fato, quem seria o herói se não houvesse o vilão? E qual grande feito teria esse herói se o vilão não fosse um desafio? Que graça teria a vitória se a guerra fosse banal?
Davi foi e é reconhecido até hoje como o grande herói que venceu o gigante Golias. De fato ele deve ter se ressentido, afinal poderia ter sido esmagado! E o que tornou Davi um verdadeiro herói? Teoricamente ele tinha tudo contra, tudo em seu desfavor e prova disso era só compará-lo com Golias. Provavelmente se fosse-mos compará-los em termos de força física, e ainda essa seria baseada em estereótipos, pois, podemos avaliar a força de uma pessoa pelo seu tamanho? Talvez sim, e em muitos casos de fato, pessoas maiores e mais fortes, têm grande vantagem frente a seus opositores, mas qual foi o diferencial de Davi? O que o fez romper os estereótipos e vencer aquele que a principio o aniquilaria?
Acredito eu que o que fez de Davi foi o que falta a muitos hoje em dia, a começar claro por mim. Fé, determinação, coragem, força de vontade... muitos são os nomes que podem dar, mas dá tudo no mesmo. Davi não se deixou abalar pela "desvantagem" que tinha de Golias, nem se deixou abater pelo medo. Não importava o que acontecesse, desde o momento em que decidiu lutar, havia nascido ali, a alma nobre de um herói. Hoje temos muitas dificuldades, e quantas vezes muitas delas não parecem ter o dobro do tamanho de Golias? Então logo vem o medo, o maior inimigo dos mortais, pois ele faz com que as pessoas fracassem sem nunca terem tentado. O medo tira qualquer chance, qualquer esperança que se possa ter de vencer uma batalha. E quando nos avaliamos, juntamos o medo, a incerteza, a covardia decidir o vencedor. Muitas das vezes, infelizmente acabamos derrotados, entregues, esmagados em uma batalha que, às vezes para ser ganha bastava uma palavra. Batalhas pessoais, batalhas espirituais, batalhas profissionais, muitas são elas, mas poucos são os heróis. Você sabe qual a sua batalha?
E nessa batalha você tem sido o herói ou têm se abatido pelo tamanho do vilão?

2 comentários:

Rodrigo Costa disse...

O maior problema hj em dia é termos medo de perder coisas q não tem valor. Afinal, o que se tem a perder em falar oq se sente para a pessoa amada, a ser gentil com alguém, e tudo o mais? O nosso maior inimigo vem de dentro. O medo é um monstro q criamos e alimentamos. Um monsto de mentira....

Camila Wu disse...

Eu li violão :S rasha '