14 de nov. de 2008

A verdade pode machucar

O que eu me pergunto é por que as pessoas mentem. Às vezes sem terem motivo algum pra isso. Pergunto-me porque eu minto. Pergunto-me se o fato de eu abominar mentiras está diretamente relacionado ao fato de estar presa nelas.
Algumas pessoas amam mentiras. A preferem sempre, em qualquer circunstancia. Seja pra responder se viu alguém, se foi dormir, se já foi a algum lugar. Têm pessoas que mentem naturalmente, até pra si, mentem mentiras banais, desnecessárias.
Outras mentem quando não há saída, aparentemente, não há escapatória, só resta-lhes mentir. Seja em assuntos graves, que não devem ou podem ser revelados. Seja pra agradar ou deixar de ferir alguém.
Mas mesmo assim estamos sempre defendendo a senhora verdade. Que é melhor uma verdade dura que uma mentira bonita. Será? Será mesmo que uma verdade atroz é melhor que uma doce mentira?
Será que viver no mundo duro e cruel, onde doa a quem doer o que prevalece é a verdade, a moral, a justiça. Logo, aqueles que mentem merecem o peso inevitável de suas conseqüências.
Chegando a beira da loucura, eu percebi de onde vinha todo o meu pavor da mentira. Toda a minha obsessão de achar que todos mentem todo o tempo. E a resposta é bem simples. Acontece que eu minto todo o tempo.
Chego a me sentir uma impostora. Falsa, ardilosa, tramo a toda circunstancia e me previno para que ninguém se atente á origem da minha angustia.
Devo confessar que minhas mentiras, quase todas, se constroem e se fortalecem subjetivamente. Nos meus sonhos, os que eu sonho acordada. E muita das vezes a mentira é tão bonita que eu acabo acreditando.
Tendo consciência do meu estado sensível, delicado, envolto em um mundo tão melhor, maior, mais bonito, mais intenso, sensual, até mais verdadeiro que o real, o da “verdade”. Começo a desconfiar da premissa de que a verdade é melhor que a mentira, mesmo que uma seja cruel em face de outra que seja acolhedora.
Se alguém que tenha pouco tempo de vida, ou vá passar por um momento duro, quase impossível de conquistar uma vitória, será que seria mesmo válido lhe mostrar todas as suas reais possibilidades de vencer sua luta? Seria melhor mostrar-lhe que as chances de cura, melhoras, conquistas, o que for, são nulas e que só resta-lhe esperar pelo que virá?
Seria o mesmo que dizer que os sonhos não valem à pena, e que são artifícios de engano, equívoco. Falácia igual também seria dizer que os sonhos não são de mentira, que não são aquela mentira boa, doce, a qual sempre preferimos ao invés daquela verdade amarga?

5 comentários:

Gabriel dos Passos disse...

verdade, mentira....se pararmos pra pensar bem, pode ser e às vezes é mesmo apenas uma questão de ponto de vista. Um exemplo é que se a verdade é tão boa, quando alguém conta uma lorota e se dá bem, transforma a mentira em uma boa verdade.

Claro que isso é mentira! De fato, uma verdade dura é mesmo muito melhor que uma doce ilusão! Mas o que podemos fazer se a mentira está intrínseca no ser humano, se faz parte do nosso processo ''evolutivo''...tomara que um dia a gente possa 'des'evoluir....beijos Dai, mandando bem como sempre, este especialmente por ser realista!

Rodrigo Costa disse...

Nós precisamos de esperança para continuar a encher nossos pulmões de ar. E nada melhor q isso do q um pacote de ilusões e mentiras. Poucos são preparados para a verdade. É hipocrisia mesmo. Bem vindo ao mundo humano...

Unknown disse...

``ISSO É UMA MENTIRA``.NUNCA SOA BEM PRA QUEM OUVI.MUITAS PESSOA TEM O ALICESSE DE SUAS VIDAS TENDO COMO PRINCIPAL MATÉRIAL A MENTIRA,PARA FUGIR DA REALIDADE Q VIVEM, PARA MONSTRA ALGO QUE NÃO TEM!TALVES POR ESTAREM ALIêNADAS POR UM MUNDO CADA VEZ MAIS IMPOSITOR NO MODO DE VIDA DE CADA UM E CAPITALISTA.O IMPORTANTE É SER QUEM É ,QUE A SINCERIDADE NAO PASSE A SER UMA MENTIRA!

Unknown disse...

beijossss moriah ......

Unknown disse...

as vezes parece que as pessoas usam da mentira como escudo da alma,
parece q as pessoas tem medo d serem elas mesmas.
mas as vezes enganamos a nós mesmos
tentando ser quem ñ somos, pra parecer q somos um alguem melhor ou sei la o que...
mentir seria um dom natural??
talvez!
quem nunca sonhou com coisas q nunca acontecerão? isso ñ seria uma forma d mentir para ter uma satisfação momentanea??
eu ja menti pra ñ apanhar quando criaça, ja menti pra ñ deixar alguem sofrer, minto pros meus clientes para comprarem as roupas da loja, mentirei para o juiz ou jurados futurament qnd me formar...
ñ sei se é hipócrita dizer
mas espero nunca prejudicar ninguém com mentiras, prq aquelas maldosas são imperdoaveis
...